top of page
Buscar
  • Foto do escritorEduardo Machado Homem

Segurança do Trabalho: o ó do borogodó.

A última vez que eu comprei um celular faz cerca de 1 ano e isso aconteceu porque o celular anterior caiu no chão, a tela quebrou e o conserto ficava mais caro do que comprar um novo. Quando eu fui tentar fazer uma comparação entre diversos modelos para avaliar o custo-benefício da compra de um celular novo, me perdi em diversas características que, sinceramente, não sabia o que significavam. Além disso, antes de finalizar minha pretensa análise, outros modelos mais novos foram lançados. Mal tinha analisado os celulares que me indicaram e já tinham lançado outros. No final, me decidi pelo senso comum de pessoas


Introduzo este texto com essa pequena história porque eu imagino que muitos profissionais de segurança e gestores devem se sentir de maneira similar sobre a gestão de segurança do trabalho em relação às diversas metodologias disponíveis para atividades e processos. Sem muita informação e conhecimento prévio para saber usar estas metodologias e ferramentas, fica difícil ou impossível entender tantas coisas diferentes.

Não irei mencionar as siglas mais comuns relacionadas às demandas legais, como CIPA, PGR, APR e PT, mas quero trazer as diferentes metodologias que importamos como se fossem o suprassumo da gestão, sem nem dominar antes o básico de uma boa investigação de incidentes e análise através de uma árvore de causas.

Além disso, cada nova/antiga sigla garante que somente através do seu uso você resolverá os problemas verdadeiramente e quem contrariar esta ideia será tachado de herege ortodoxo com pensamento binário. Afinal, narciso acha feio aquilo que não é espelho.

A seguir, listei 20 das siglas ou metodologias que mais se vendem como o “ó do borogodó”:

- HOP (Human and Organizational Performance) - Desempenho Humano e Organizacional;

-STAMP (Systems-Theoretic Accident Model and Processes) - Modelo e Processos de Acidentes Teórico de Sistemas;

- TAPROOT (Technique for Human Error Rate and Event Analysis) - Técnica para Análise de Taxa de Erro Humano e Eventos; - TRIPOD (Tiered Risk and Error Prevention in Organizational Domains) - Prevenção de Erros e Riscos em Domínios Organizacionais em Camadas;

- SLIM (Systemic-Structural Levee Implication Model) - Modelo de Implicação Sistêmica-Estrutural de Barragens;

- ETA (Event Tree Analysis) - Análise de Árvore de Eventos;

- BSC (Bowtie Risk Analysis) - Análise de Risco de Gravata;

- BFA (Barrier Failure Analysis) - Análise de Falha de Barreiras;

- ORA (Organizational Risk Analysis) - Análise de Risco Organizacional; - BTA (Barrier Task Analysis) - Análise de Tarefas de Barreiras; - FMEA (Failure Modes and Effects Analysis) - Análise de Modos e Efeitos de Falha; - ETA (Event Tree Analysis) - Análise de Árvore de Eventos; - CTA (Causal Tree Analysis) - Análise de Árvore Causal; - JSA (Job Safety Analysis) - Análise de Segurança de Trabalho; - TRA (Task Risk Analysis) - Análise de Risco de Tarefas; - RCA (Root Cause Analysis) - Análise de Causas Raízes; - MORT (Management Oversight and Risk Tree) - Árvore de Risco e Supervisão de Gerenciamento; - ICAR ou ICAM (Incident Cause Analysis Method) - Método de Análise de Causa de Incidentes; - Causal Factor Charting - Gráfico de Fatores Causais; - HRA (Human Reliability Analysis) - Análise de Confiabilidade Humana;

Defensor ou fã de uma ou outra metodologia dirá que a dele é especial ou diferente porque se aplica a um processo em que nenhuma outra ferramenta oferece resultado melhor. Ou seja, aquela metodologia que eu gosto, uso ou desenvolvi é melhor que as outras.

Fique à vontade para escolher a sua preferida, mas sugiro que antes disso, saiba realizar uma investigação muito bem e saiba usar a boa e velha árvore de causas. Ela simboliza o pensamento e a base conceitual lógica e fundamental de todas as que estão listadas. A própria Análise de Causas e a Árvore de Causas estão na lista.

Não se sinta perdido ou desatualizado se não conhecer algumas das siglas listadas, pois isso não importa e, com certeza, a lista acima estará desatualizada antes de março de 2024. Assim como seu celular também estará desatualizado. Atenha-se ao básico e faça isto muito bem feito.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page