Pensamentos sobre comunicação
- Eduardo Machado Homem
- 14 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Todos os seres vivos sobre o planeta Terra se comunicam e o ser humano é aquele que possui a comunicação mais completa e complexa, tanto em relação aos meios e formas quanto ao conteúdo.
Dentro deste contexto, é razoável esperar que problemas de comunicação e, consequentemente, de entendimento e interpretação da informação emergissem. E a isso costumamos chamar de “problemas de comunicação”.
Onde existe um problema há sempre alguém tentando resolvê-lo, mesmo quando é sabido que não será resolvido. A expectativa de resolver vende, mesmo que não se entregue aquilo que se vende.
Dentro deste contexto, penso o seguinte: se a natureza não conseguiu resolver os problemas de comunicação do ser humano após milhões de anos de evolução, como é possível imaginar que a ação de alguns humanos resolverá? Ou por que imaginar que resolver o “problema de comunicação” seria bom?
É justamente a disparidade na comunicação que resulta na diversidade de opiniões. E é pela diversidade de opiniões que conseguimos encontrar o melhor caminho para o grupo e com respeito às diferenças.
Quando percebo alguém propondo uma ação para resolver o “problema de comunicação”, me vem o seguinte pensamento: a próxima ação desta pessoa é bater na porta do céu e reclamar o trono do Criador. Se Deus, após milhões de anos de evolução, nos fez falíveis em termos de comunicação, por qual razão Ele daria a alguém o poder e a capacidade de resolver tal problema? Se você não acredita em Deus, substitua pela palavra Natureza.
Garantir que os outros nos entendam ou que as pessoas se entendam não significa resolver um “problema de comunicação”. Eu acredito que precisamos ser sensíveis o suficiente para perceber quando a informação não está sendo bem entendida para que possamos agir no sentido de garantir esse entendimento.
Querer resolver o tal “problema de comunicação” significa tentar estabelecer um entendimento uniforme da informação. O risco disto está em como essa uniformidade será definida e por quem. Portanto, fuja do oráculo que sugere saber como resolver cada problema ou que se mostra como detentor da supremacia intelectual em segurança, em comunicação ou em qualquer outro tema.
Citando Nelson Rodrigues: “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”.
Comments