Existe uma frase comum atribuída a um presidente americano que diz o seguinte: se quiser conhecer uma pessoa, dê-lhe poder.
Com um pensamento simplificado, podemos interpretar esse texto de maneira equivocada e atribuir o exercício do poder como uma forma de medir o caráter de uma pessoa de maneira determinista e imutável. Mas não é apenas isso.
Um filósofo grego que viveu em 600 anos AC chamado Bias de Priene escreveu que “o mando revela o homem”. Valores e qualidades humanas como honestidade, justiça, generosidade e respeito são construídas ao longo da vida através de hábitos. Os hábitos, por sua vez, são definidos pelo exercício consistente, ativo e consciente de uma série de atitudes, decisões e ações. Se você se convencer de que um determinado valor ou qualidade deve ser desenvolvida, você vai procurar as oportunidades para isso, vai agir nesse sentido até que se torne natural, ou seja, um hábito. E isto se transformará num traço da sua personalidade e de quem você é.
Portanto, o caráter de uma pessoa não é algo genético e imutável, pode ser moldado, mas pode ser mais ou menos difícil e complexo, dependendo da sua vontade e dos seus interesses. Como diz a sabedoria popular, você pode levar alguém até o poço, mas não pode obrigá-la a beber a água deste poço. Ela beberá se quiser.
Quando falamos em conscientizar pessoas e transformar a liderança em protagonista na segurança, estamos falando deste processo de amadurecimento descrito nos parágrafos anteriores. Que tipo de informação e conhecimento nós estamos disponibilizando para nosso público operacional e para a liderança para que essa transformação ocorra?
Ao oferecer conteúdo de valor e de qualidade para os líderes, você vai possibilitar que eles tenham uma base sólida para tomar uma decisão consciente de agir ativamente e de maneira consistente na direção do protagonismo em segurança. Além disso, quando decidir agir, que tipo de suporte esse líder terá da equipe de segurança, por exemplo?
Logo, qualquer projeto de desenvolvimento da cultura de segurança e de transformação da liderança em protagonistas desta jornada precisa estar alicerçado em dois pilares: disponibilização de informação e conhecimento de valor e de alta qualidade sobre segurança e suporte da equipe de segurança.
Sem estes pilares, não se avança.
Você está disponibilizando conteúdo de alto nível sobre segurança?
A equipe de segurança apoia a liderança nessa jornada de transformação?
O sucesso dependerá da resposta para estas duas perguntas.
Sim, só se é o que dispõe a ser. E conhecimento é decisivo para decidir o que se quer ser.