Na minha experiência como gestor de segurança, as críticas que recebia sobre o desempenho da equipe giravam, quase sempre, em torno de dois pontos: nível do conhecimento técnico e características pessoais de apresentação e relacionamento interpessoal da equipe.
Consequências de uma equipe não desenvolvida.
A consequência dessas deficiências eram percebidas nas investigações e análises de acidentes superficiais, em treinamentos cansativos, em abordagens grosseiras com empregados e terceiros, nas posturas imaturas em reuniões com líderes, na falta de cuidado com a apresentação pessoal, nas liberações de serviços de forma insegura e outras situações que consumiam tempo tanto para resolver os conflitos que emergiam em função dos problemas citados quanto para desenvolver a equipe.
De onde vem a autoridade da equipe de segurança?
A autoridade intelectual derivada do alto nível do conhecimento técnico da equipe é o mínimo que se espera para que a melhoria do sistema de gestão de segurança ocorra e para que os líderes tenham um suporte razoável na gestão e na rotina operacional de prevenção de riscos.
Conhecimento técnico: essencial, mas ignorado.
Como conhecimento técnico entenda conceitos básicos de higiene ocupacional, a legislação e normas técnicas aplicáveis à atividade da empresa, técnicas de investigação e análise de acidentes e incidentes, perícia no uso de ferramentas de gestão de risco (LOTO, PT, APR, ART etc), habilidade com matemática e planilhas para cálculo de taxas de acidentes e para analisar dados de forma crítica e construtiva, domínio razoável de programas de apresentação de slides etc.
Além desse conhecimento técnico, existem outras características importantes para um desempenho extraordinário da equipe de segurança. São as características pessoais de relacionamento e apresentação. Porém, entenda que sem um conhecimento técnico mínimo, de nada adianta se relacionar bem e saber se apresentar.
Habilidades de relacionamento e abordagem: importantes, mas não suficientes.
Ter boas habilidades de relacionamento e de apresentação significa saber abordar um empregado sem epi ou se expondo à riscos, saber como lidar com líderes para tratar desvios e vulnerabilidades de segurança, ter uma boa didática para treinar pessoas, saber identificar e analisar riscos de uma atividade, entender que cuidar da apresentação pessoal é importante etc.
Sabendo o que fazer, resta fazer!
Com o diagnóstico de quais eram as lacunas de conhecimento, habilidades e atitudes, o caminho para o desenvolvimento da gestão de segurança passou pelo desenvolvimento da equipe. A melhor solução foi dividir o processo de aprendizagem em módulos e experiências práticas para vivência do aprendizado. Dessa forma, a equipe e a organização conseguiam ver, no médio prazo, os ganhos incrementais do projeto de desenvolvimento dos técnicos e engenheiros de segurança.
E você?
Sabendo que o conhecimento técnico e as características pessoais de apresentação e relacionamento são as mais relevantes para um alto desempenho da equipe de segurança, o que você está fazendo para se desenvolver ou para desenvolver sua equipe de engenheiros e técnicos de segurança?
O tema desse artigo faz sentido para você?
Se desejar discutir mais, entre em contato!
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