top of page
Buscar

Sua comunicação sobre segurança vai bem? Se ela é sobre mural, palestra, campanha e bordões, sua com

  • 25 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de out. de 2020

A definição da palavra “Comunicação”, no dicionário pode ser descrita como a habilidade, ação ou efeito de transmitir ou de receber ideias, mensagens, entendimento, aviso e informação através dos 5 sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.


É claro que essa definição é bastante vasta, mas há uma intenção nisso.


Junto com a consciência, a inteligência e o polegar opositor, a Comunicação é o que nos faz humanos. E é impressionante como nos comunicamos todo o tempo, mesmo quando não temos contato humano real.


O que é a comunicação em segurança?


O impacto da comunicação em segurança do trabalho é enorme, afinal, o tema principal também fala de gente, ou seja, se não tivermos pessoas trabalhando e se comunicando, para que serviria e gestão de segurança. Máquinas, computadores e robôs não se machucam, não se estressam, apesar de poderem se comunicar de uma forma muito mais simples que nós, humanos.


Conformidade legal é comunicação?


Quando trabalhamos com a gestão de requisitos legais, estamos nos comunicando com líderes, empregados e sociedade. Qual a percepção sobre segurança que as pessoas têm quando a empresa investe em adequações legais? A empresa passa uma mensagem clara de que segurança é importante.


Treinamento é comunicação?


Quando a organização identifica necessidades de aprendizado, financia treinamentos e capacitação, ela está dizendo claramente que deseja pessoas capazes trabalhando de forma segura.


Permissão de Trabalho é comunicação?


Quando a empresa exige que líderes participem do processo de liberação de atividades de risco usando ferramentas como análise de risco de tarefa, permissão de trabalho e bloqueio de energia, ela está dizendo para todos qual é o padrão de segurança que ela quer para seus empregados.

Gestão de contratadas é comunicação?


Quando é exigido das prestadoras de serviço, os mesmos níveis de treinamento, ferramentas e garantias, a empresa deixa claro que segurança deve ser um direito de todos e não apenas de seus empregados, ou seja, a vida de todos importa.


Simulado de emergência é comunicação?


Quando os treinamentos e simulados acontecem e a brigada da empresa é capacitada e tem os recursos para combate de todos os cenários de emergência, a organização passa uma mensagem evidente de que segurança está em primeiro lugar.


Investigação de acidente é comunicação?


Quando um acidente acontece, a produção é interrompida, a vítima recebe toda a atenção necessária e o processo de investigação e análise do acidente acontece para identificar causas e não os culpados, a empresa mostra que não deseja que aquele acidente ocorra novamente e que todos tenham algum aprendizado com o evento.


O que mais é comunicação?

O que NÃO é comunicação?


Essa lista de situações em que a empresa comunica o verdadeiro lugar que a vida e a segurança das pessoas ocupam nas suas prioridades pode ser muito mais extenso. Porém, já se pode perceber que todas essas situações exemplificadas comunicam muito mais sobre segurança do que qualquer mural, campanha, palestra ou bordões como “Acidente ZERO” ou “A Vida em Primeiro Lugar”.


Comunicação e marketing interno não são a mesma coisa!


E o seu processo de comunicação de segurança? Como está?


 
 
 
bottom of page