top of page
Buscar

Da obediência até a consciência: a jornada do gestor de segurança.

Atualizado: 8 de out. de 2020

Uma verdade da vida, pelo menos do meu ponto de vista: você chegará à consciência das pessoas através da obediência delas. E ainda assim, alguns não conseguirão chegar à consciência e permanecerão na obediência, afinal, cultura é uma questão de maioria, não de unanimidade.


Da obediência até a consciência.

Um exemplo.


O uso do cinto de segurança é um ótimo exemplo desse conceito. Você pode não ter idade para ter vivenciado o que irá ler, mas houve uma época em que andar sem cinto de segurança no carro era algo normal. Policiais paravam você na estrada e não multavam se você estivesse sem cinto.


Política de Consequência.

Reconhecimento e Sanção!


Então veio a obrigação, multa pesada e a fiscalização. Anos depois, a sociedade percebe a importância de se usar o cinto de segurança no carro, ou seja, se conscientizou. Por outro lado, não é raro você encontrar carros em que bebês e crianças de colo não estão na cadeirinha do carro, mas no colo da mãe ou do pai.

É sobre ser humano! Não sobre ser brasileiro.


Não argumente que isso é coisa de brasileiro, porque não é. Já tive oportunidade de perceber que sociedades de outras nacionalidades se comportam de forma similar em relação à própria segurança.


Cultura não dá saltos! Melhora devagar.


Para chegar a um nível de maturidade de segurança em que as pessoas fazem o que têm que fazer porque é bom para elas e para os outros é preciso passar pela fase em que as pessoas irão reclamar por ter que fazer o que é certo e, também, pela fase em que farão o correto somente se o chefe estiver olhando.


Não tem como dar saltos! Não tem como pular de fase!


Sistema de Gestão?


É preciso implementar uma política de segurança, definir padrões de gestão de epi, gestão de treinamentos, gestão de contratadas, gestão de emergências, gestão de consequências, gestão de investigação de acidentes e muitas outras práticas. Depois, tem que treinar, treinar, treinar...


Novos resultados, novos esforços!

Mesmos esforços, mesmos resultados!


Em algum momento, você ainda vai achar que não está funcionando. Quando isso acontecer, é porque sua taxa de acidentes já caiu tanto que o esforço para implementar o sistema de gestão de segurança já não é mais suficiente para continuar o processo de melhoria contínua. É preciso de um esforço diferente.


Sempre através dos líderes.


Será preciso trabalhar a postura dos líderes. Você vai entender que existe uma coisa chamada cultura de segurança. E pelos esforços que você já fez, pelos resultados que você já teve, pelos anos sem acidentes com afastamento, mas muitos acidentes com restrição, você vai achar que já tem uma cultura de segurança super desenvolvida. Até que descobre que está apenas no início da caminhada.


A cultura de segurança não está tão madura quanto você imaginava.


As pessoas ainda precisam da orientação e supervisão do chefe para fazer o que é certo.


O que fazer a partir de agora? No próximo artigo, saberemos. Segure sua ansiedade.


Se gostou do texto, me diga. Quero saber sua opinião.


Se precisa de ajuda, ligue. Temos como ajudar.


Telefone: 19-3375-4746

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page