Sabe aqueles dias em que você pensa que nada está dando certo ou que não está evoluindo na velocidade que você gostaria? Eu já tive dias assim e todos que se dedicam a uma causa ou a um trabalho de forma verdadeira já tiveram também. O grande mistério de suportar esses momentos está bem na sua frente, em filmes, livros e na cultura dos diferentes povos da humanidade.
A motivação pode vir de filmes?
Talvez você imagine que filmes de heróis no cinema são tirados da cabeça de algum roteirista medíocre que imagina o enredo a partir de um conteúdo pobre e sem significado. Não é bem assim e se você ler o artigo inteiro poderá entender isso.
Rocky Balboa, X-Men, Vingadores?
Você pode não ser um fã dos filmes de Sylvester Stallone, mas eu recomendaria que você assistisse, pelo menos, o último sobre a luta final de Rocky Balboa. Há um momento em que ele dá um sermão no filho dele e que toca no tema desse artigo. Obviamente, eu não serei tão óbvio, e você perceberá isso se continuar lendo.
Não é sobre vencer.
É sobre apanhar, levantar e continuar.
Se você assistir o vídeo abaixo, verá que Rocky Balboa diz algo parecido com o seguinte: "A vida não é só sol e arco-íris, é um lugar muito mesquinho e desagradável. Não importa o quão durão você seja, a vida vai bater em você e deixá-lo de joelhos e mantê-lo assim se você deixar. Ninguém vai bater tão duro como a vida. Mas não é sobre quão duro você bate. É sobre quão forte você pode ser atingido e continuar se levantando e se movendo para a frente.”
Em toda a saga dos filmes de Rocky Balboa, ele sempre sofre o filme inteiro, nas últimas cenas das lutas ele apanha 99% do tempo e, no último round, se recupera e derruba seu oponente.
E no final, tudo tem que dar certo.
Mas você deve ser o protagonista e agir.
Talvez você seja um fã de filmes de ação, como Missão Impossível com Tom Cruise e Duro de Matar com Bruce Willis. Todos os eles têm um roteiro parecido. Há um herói, pessoas com risco de morte e uma situação que só poderá ser resolvida se o herói agir depois de passar por uma série de provações.
Super poderes?
Não precisa.
E nos filmes da Marvel ou da DC Comics? Os X-Men, Os Vingadores, Superman e vários outros mostram uma linha de acontecimentos muito clara e similar. São superpoderes que ajudarão os super-heróis a vencer dificuldades, desastres e vilões que pessoas comuns como eu e você jamais poderiam pensar em enfrentar. No final, tudo fica bem e, se ainda não ficou bem, é porque ainda não acabou. Para quem viu Vingadores (Guerra Infinita e Ultimato) sabe bem do que eu estou falando.
Agora, eu lhe digo de onde vem esse modelo de roteiro em que um herói enfrenta problemas por 2 horas e nos últimos 15 minutos do filme, tudo se resolve.
A Jornada do Herói.
Na década de 1940, um antropólogo chamado Joseph Campbell escreveu um livro intitulado “As Mil Faces do Herói”. Nesse livro de mais de 500 páginas, ele descreve como as culturas de todo o mundo e de diversos povos de várias épocas diferentes descrevem seus heróis mitológicos. São histórias, personagens, lendas, crenças e até religiões formadas sobre esse mito: A Jornada do Herói. São milhares de histórias que contam como pessoas comuns ou seres supremos superaram situações adversas em nome de um bem maior.
E o interessante é que nessas histórias que Joseph Campbell recolheu ao redor do mundo, o protagonista da lenda ou da história sempre passava por momentos de frustração, medo e desânimo antes de conseguir alcançar o inatingível.
Sempre foi assim. Com todo mundo.
Essa impressão de que nada dará certo sempre esteve presente na mente do ser humano. E esse mito do herói foi e continua sendo usado para inspirar as pessoas em perseverar, ter resiliência e prosseguir.
Keep Calm AND Continue!
Nós não temos como saber quando será a última pancada da vida. Cabe a nós, aguentar. Se inspire em outros que venceram antes de você, tenho certeza que as opções são muitas.
Gostou? Quer saber como isso pode ajudar sua equipe de segurança?
Ligue para nós.
(19) 3375.4746
www.dosafety.com.br