top of page
Buscar

Intervenções Comportamentais: O Gatilho do Comprometimento.

Atualizado: 8 de out. de 2020

O seu objetivo como gestor de segurança ou gestor operacional é conscientizar as pessoas da importância de cuidar de si e dos demais?


Você quer fazer isso através de capacitações interessantes, objetivas e dinâmicas?


Você quer saber como desenvolver treinamentos eficientes?


Se respondeu “sim” para todas essas perguntas, você começou a entender o que é o Gatilho do Comprometimento.


Fazer escolhas é o maior desafio!


Uma das coisas mais difíceis dos dias atuais é fazer escolhas. A evolução tecnológica, social e de valores fez com que para um mesmo serviço ou produto tivéssemos dezenas, centenas ou talvez milhares de escolhas possíveis. Eu me lembro, por exemplo, de ir até uma pizzaria e ter que escolher entre, no máximo, 5 sabores: muçarela, milho, calabresa, portuguesa e napolitana. Hoje, tem pizza até de strogonoff.


Para nos poupar energia, o Gatilho do Comprometimento age para facilitar nossas escolhas.


Buscamos coerência e consistência.


Se assumirmos uma posição, opinião ou compromisso de fazer algo ou agir de determinada maneira na frente de pessoas com as quais nos importamos, incentivos pessoais internos relacionados ao afeto, interesses, necessidade de pertencimento, pressão social e a vontade de nos mostrarmos de forma consistente e coerente, nos obriga a manter aquela posição ou escolha assumida anteriormente.



Comunique o sucesso, não a necessidade de superar o problema.


Em uma campanha de segurança, ao invés de comunicar a importância de registrar incidentes, eu já divulguei em um outdoor e em cartazes a seguinte mensagem: Você sabia que 277 pessoas já emitiram registros de incidentes esse mês? E que cada incidente ajudou a eliminar, pelo menos, um risco de acidente real? Há riscos de acidente na sua área? Você irá emitir o seu registro de incidente?

Sabidamente, a resposta para todas essas perguntas era “SIM” e elas foram feitas durante o DDS. Alguns empregados chegavam a falar o risco no momento do DDS e logo depois chegava o registro. Outros, mais tímidos, fizeram o registro depois. O fato é que os registros aumentaram mais de 40% e foram riscos reais, nada de falta de uso de epi ou chão escorregadio.


Convença pessoas através de resultados já alcançados.


Eu usei, também, para aumentar a aderência ao uso correto de Permissões de Trabalhos e Bloqueio de Energia Perigosa. Esse deu mais trabalho porque precisei auditar as Permissões e situação de bloqueio para ter o dado real de conformidade. Ao final, chegamos a um nível de aderência de 72% e queríamos 100%, pois havíamos tido um acidente cuja causa raiz estava conectada ao uso correto dessas ferramentas de gestão de risco. Tínhamos padrão, treinamento, dispositivos e recursos muito bem realizados.


A comunicação foi assim: Você sabia que a PT e o LOTO emitidos corretamente previnem acidentes? Você quer ajudar a prevenir acidentes? Você irá usar a PT e o LOTO conforme as regras de segurança? De novo, coletamos as respostas em papel durante o DDS.


Auditamos o uso da PT e do LOTO por mais uma semana para fechar o ciclo do Gatilho do Comprometimento. Depois continuamos auditando mensalmente. Não tivemos mais eventos ou incidentes relacionados a esses dois padrões. Tudo isso seguido de mais comunicação em DDS.


Você é refém de tudo o que fala!

Líderes, também.


Importante: não usamos esse gatilho apenas com a operação, também fizemos com líderes e o compromisso deles foi com a direção da organização. Eles responderam às perguntas e assinaram um banner que ficou exposto na saída do restaurante.


O uso inteligente desses gatilhos economiza esforços e preserva relacionamentos.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page