Se você quer entender o nível de cultura de segurança da sua organização, há diversos métodos disponíveis e dois deles são os mais conhecidos: Curva de Bradley e Hearts & Minds. Aplicando um dos métodos, você chegará a uma conclusão sobre o nível em que a empresa se encontra: dependente, patológico, calculativo, independente e etc.
O que importa não é esse rótulo, mas os conceitos que ele carrega. Você deve ser capaz de entender qual é a postura que os líderes têm quando se deparam com um desvio ou uma situação insegura, como acontece o aprendizado organizacional, o nível de justiça nas relações, a aderência aos padrões de segurança e muito mais.
Tão importante quanto saber o que, exatamente, caracteriza o nível da cultura de segurança atual é saber até onde se consegue chegar com os recursos que a equipe de segurança tem em mãos. É preciso visualizar o momento atual e o objetivo futuro para definir o que deve ser trabalhado.
Será o momento de desenvolver a percepção de risco? Ou implementar a observação/abordagem comportamental? Ou desenvolver os líderes? Ou revisar a prática de permissão de trabalho? Ou mudar o processo de gestão de terceiros? Ou fazer uma campanha de conscientização? Ou remodelar o processo de bloqueio de energias perigosas? Ou mudar a descrição dos papéis e responsabilidades dos líderes? Ou remodelar o DDS?
Enfim, essas prioridades somente serão definidas quando toda a equipe de segurança entender plenamente o que significa aquele nível de cultura de segurança diagnosticado.
É como medir a temperatura de um ambiente. Existem duas medidas de temperatura possíveis: graus Celsius no Brasil ou graus Fahrenheit como nos Estados Unidos. Na conversão de valores entre as unidades existirá uma coerência, ou seja, valores serão diferentes, mas a percepção de calor ou frio será a mesma. A temperatura de ebulição da água não mudará por causa da unidade (Celsius ou Fahrenheit) que você escolheu.
Com o diagnóstico da cultura de segurança ocorre o mesmo. Você pode usar a Curva de Bradley ou Hearts & Minds, tanto faz. Os dois métodos devem, obrigatoriamente, dar o mesmo resultado, com nomes ou rótulos diferentes. O que importa é o que significa o resultado que você obteve.
A cultura de segurança da sua organização não mudará em função do método que você escolheu para fazer o diagnóstico.
Entre em contato conosco. Nós fazemos um workshop com sua equipe de segurança para que todos entendam o que significa o nível de cultura de segurança atual da sua organização eo que significa cada um dos métodos destacados nesse artigo: Curva de Bradley e Hearts & Minds. Mais do que isso, eles entenderão quais serão as prioridades na evolução de cultura de segurança.
Acesse www.dosafety.com.br!
Ligue 19-3375-4746