Vamos imaginar que você não está se sentindo bem, sente muito cansaço e febre. Diversas ideias passam pela sua cabeça, você resolve pesquisar na internet e decide se automedicar, mas não resolve e você continua doente. Finalmente, chega-se a conclusão de que é melhor ir a um médico para um diagnóstico mais preciso. Seu médico pede uma série de exames, você leva o resultado para avaliação dele e chega-se a uma conclusão, agora correta, do problema que você tem e qual a medicação indicada para curar você.
Um diagnóstico preciso é o primeiro passo para encaminhar ações para a resolução de um problema. Em relação à gestão de segurança e meio ambiente (SSMA) nas organizações é assim. Sistemas de gestão para SSMA estão funcionando, diversos treinamentos foram aplicados para a operação, campanhas foram realizadas e até uma ou duas ferramentas comportamentais foram implementadas, mas acidentes de alto potencial começam a acontecer, ferramentas como Bloqueio de Energia e Permissão de Trabalho que antes funcionavam bem, agora são problemáticas, acidentes leves sem afastamento estão aumentando.
O que fazer? Faça um diagnóstico.
Primeiro, releia todos os procedimentos de SSMA e destaque cada parte deles que não funciona bem, seja por problema do próprio padrão, inconsistência em relação ao processo ou por questões comportamentais e de engajamento baixo. Avalie a gestão de manutenção e seus registros, pois uma falha nesse processo pode acarretar em problemas graves de segurança. Estude os padrões de operação/produção para entender se o foco está somente na entrega ou se existe uma relação positiva com a segurança em termos de controles de risco. Entenda como o sistema de gestão de segurança conversa com a gestão operacional, ou seja, tente perceber se são coisas separadas ou se estão integradas
Segundo, ande pela operação para evidenciar por foto ou relatos dos empregados, os problemas que você encontrou nos padrões. Anote, também, os desvios relacionados à exposição aos riscos, independente da origem da causa, comportamental ou sistêmica. Aborde as pessoas, converse sobre o risco e como elas estão se protegendo, pergunte sobre a presença dos líderes na área operacional, questione se o tema segurança faz parte das conversas, avalie se os problemas relatados pelas pessoas são resolvidos e se há retorno da liderança sobre o andamento da conclusão etc. Enfim, avalie o quanto a gestão de segurança está presente, na prática, na rotina das pessoas.
Terceiro, faça uma pesquisa de opinião sobre o Clima e Cultura de SSMA. Para usar a metodologia Hearts & Minds será necessário adquirir o material no website do Energy Institute, mas se você deseja usar fontes gratuitas sobre o tema na internet, há excelentes materiais disponíveis e validados cientificamente, ou seja, metodologias já aplicadas, testadas e validadas em todo o mundo e em diversos ramos da indústria. Uma fonte é do Conselho Britânico de Segurança e outra é do Conselho de Segurança dos Países Nórdicos.
Do Conselho Britânico de Segurança, você irá baixar dois arquivos nos links abaixo:
Para o Conselho dos Países Nórdicos, o link é esse:
A NOSACQ50 foi traduzida para diversas línguas, inclusive o português. Entre no link e procure a versão em português.
Não use as perguntas dessas fontes diretamente. Leia os documentos, entenda e monte o questionário que faz mais sentido para sua organização e que esteja alinhado com o seu contexto, demandas e necessidades. Na Do Safety, nós temos um portal próprio para realizar as pesquisas on-line, mas você pode usar a base do Google para pesquisas através do computador ou imprimir os questionários para as pessoas preencherem. É importante que elas preencham a pesquisa em grupo e com orientação da equipe de SSMA para evitar confusões na compreensão do texto das perguntas.
Por último, mas não menos importante, realize os grupos focais a partir de questionamentos previamente escolhidos para que as conclusões sejam validadas a partir de exemplos reais de situações vividas pelas pessoas. Permita que as pessoas avaliem cenários específicos relacionados ao conteúdo descrito acima sobre a pesquisa e fale livremente sobre experiência vividas na operação. Serão informações muito ricas para a compreensão da cultura de segurança.
Agora, é necessário que todo esse conjunto de informação seja analisado, interpretado e ações sejam definidas. As ações envolverão a formação de subcomitês com os empregados de diversas áreas para, através de workshops direcionados, discutirem os problemas e definirem soluções para os problemas dos padrões e procedimentos de SSMA. Acreditem, as soluções virão de quem usa e é impactado pelo procedimento. Participe dos workshops apenas para marcar requisitos legais críticos que não podem ser desrespeitados.
Com esse conjunto de informações você também poderá formatar uma série de capacitações para desenvolver sua liderança, além de poder fazer campanhas de SSMA baseadas em informações robustas.
Se precisar de ajuda para fazer o diagnóstico, definir ações estruturantes, realizar projetos para desenvolver a liderança na gestão de SSMA e preparar campanhas para elevar a cultura de segurança da operação, chame a Do Safety. Sabemos fazer, fazemos bem e entregamos um resultado de altíssima qualidade.
Ligue! Vamos conversar! Nosso telefone é 19-3375-4750.