top of page
Buscar
  • Foto do escritorEduardo Machado Homem

A disciplina da sua operação.

Nós somos influenciados a pensar que algumas características são intrínsecas de nossa personalidade quando, na verdade, são fruto de uma série de fatores. A disciplina é uma dessas características.

Organizações como Exército e Companhias de Dança são comumente lembradas como exemplo de disciplina e que as pessoas que fazem parte desses grupos são altamente disciplinadas.

No meio corporativo, através de rótulos imediatistas, isso é ainda mais incisivo. É comum ouvirmos que determinado operador não tem disciplina em relação às regras ou que uma área não tem o nível de disciplina esperado. Esses rótulos existem ou por desconhecimento do que de fato produz a disciplina em uma pessoa ou grupo ou por pela atitude e postura da liderança.

Quando falamos de disciplina, estamos tratando de algum padrão, regra, regulamento ou hierarquia. Etimologicamente, a palavra disciplina se originou a partir do latim disciplina, que quer dizer “educação que um discípulo recebia de seu mestre”. Este termo, por sua vez, tem origem diretamente de discipulus, que é referente “aquele que aprende”, e este, consequentemente, tem raiz no verbo latino discere, que significa “aprender”. (Fonte: www.significados.com.br)

Podemos perceber, então, que é necessário definir um padrão, ou seja, o padrão deve existir. Em seguida, se há qualidade, isto é, se está bem detalhado e se é compreendido pelas pessoas que tem acesso ao padrão. Cumpridas essas condições, as pessoas que devem respeitá-lo precisam ter sido treinadas e o treinamento precisa ser bem feito. Não basta colocar pessoas sentadas numa sala e ler o documento. É preciso associar e relacionar o conteúdo com a rotina e a vida das pessoas, além da importância para o negócio. Ainda assim, não tenha o aprendizado como garantido. Verifique se o aprendizado foi, de fato, consumado. E isso não é feito através de provas pós-treinamento. A verificação da efetividade do treinamento operacional é feita na área em que o padrão se aplica e através de observação da execução das atividades relacionadas. A disciplina também sofre influência da aptidão individual dos envolvidos e isso inclui desde aquele atestado que o departamento médico emite até características físicas pessoais como altura e peso, ou seja, não espere que uma pessoa de 1,90m e pesando 130kg passe por uma boca de visita estreita de um tanque, por exemplo.

Finalmente, para buscar a tão desejada disciplina, precisamos de recursos. Ferramentas em boas condições, peças sobressalentes adequadas ao uso, tempo, número de pessoas adequado para a tarefa, EPIs. EPCs, infraestrutura, liderança engajada e comprometida, além de planejamento.

Em geral, quando se iniciam projetos para desenvolver a disciplina operacional, as falhas acontecem já na efetividade do treinamento. Se a organização conseguir garantir todas as etapas definidas no parágrafo anterior, então ela poderá pensar nas características individuais da pessoa que não respeita o padrão. Até lá, tudo o que foi exposto deve ser verificado e implementado pela Gestão da organização, pela liderança.

O desejo de ser reconhecido pela excelência é algo inerente ao ser humano. Todos querem fazer parte de um time que superou expectativas e atingiu um patamar de alta qualidade em termos de cultura e atitude de segurança. É como o encantamento que produz uma bailarina que é excelente na sua arte ou o desfile sincronizado de tropas. Todos querem sentir esse encantamento, seja como protagonista ou como testemunha. A disciplina é o primeiro passo e não pode ser pulado.

Eduardo Machado Homem

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page