top of page
Buscar

Padrões de SSMA: simplifique e envolva as pessoas.

Atualizado: 8 de out. de 2020

Na legislação brasileira existem requisitos e orientações suficientes para a implementação de padrões de permissão de trabalho a quente, em espaço confinado e em altura. E esses padrões são implementados com os mais diversos níveis de complexidade, independente do nível de risco de operações. Há operações com riscos razoavelmente baixos e requisitos muito restritivos e outras operações de alto risco com requisitos de permissão de trabalho demasiadamente flexíveis.


Há empresas em que somente a equipe de SSMA assina as liberações de trabalho e existem outras que precisam do gerente na área para a liberação. Se formos tratar dos formulários, encontraremos os mais diversos. Temos desde aqueles mais simples, em folha A4, preto e branco, com alguns itens para checar, até aqueles outros coloridos em folha A3, 20 itens a serem checados e 3 ou 4 assinaturas necessárias, além das assinaturas dos executantes. Se o trabalho ocorrer em dois turnos, podemos ter a revalidação da permissão de trabalho ou a emissão de uma nova.


O resultado disso tudo, muitas vezes, é o excesso de burocracia que não traz mais segurança, muito menos redução e controle de riscos. Isso não quer dizer que eu defenda que as rédeas devem ser soltas completamente. Independente do nível de complexidade do padrão em uso na sua empresa é preciso provocar o envolvimento dos líderes para a elaboração do processo de permissão de trabalho, do fluxo de liberação e dos requisitos mínimos ou inegociáveis. Além de dividir a responsabilidade, obtém-se o comprometimento.


Acredite, não há um padrão de permissão de trabalho perfeito, existe aquele que se encaixa no contexto da empresa em que você trabalha. Sempre ocorrerão críticas e sugestões, mas se estiverem todos compromissados com o padrão desenhado pelos líderes, isso será chamado de melhoria contínua e não de crítica.


Finalmente, esse será o padrão que mais trará segurança para as atividades. Não pelo padrão em si, apenas, mas pelo compromisso com a segurança e que foi atingido pelo envolvimento dos líderes. O mesmo raciocínio vale para todos os outros padrões de SSMA.


Um abraço,


Eduardo Machado Homem.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page